segunda-feira, 5 de maio de 2008

O STREET LUGE

O street luge surgiu no sul da Califórnia, quando alguns skatistas descobriram que poderiam alcançar velocidades maiores se descessem às ladeiras deitados em seus skates, esta forma deu início ao que hoje é o luge clássico ou buttboard.

A primeira corrida profissional foi em 1975 no Signal Hill, na Califórnia. As estruturas usadas nesta corrida eram variadas, dos básicos em madeira aos mais elaborados em fibras de vidro, que em certos modelos cobriam por completo o condutor.

O esporte “street luge” não tinha um nome definido, nesta época era chamado apenas de luge (trenó), termo usado pela semelhança na posição que alguns praticantes montavam em seus luges, a mesma posição que se usa em trenós de gelo.

Nos anos 90, o evento esportivo X Games da ESPN apresentou ao mundo o street luge como esporte e, isso ajudou a popularizar a prática deste esporte de gravidade.

Atualmente, o street luge deixou de ser uma atração em eventos poli-esportivos e tornou-se uma modalidade mais técnica e independente nos esportes de gravidade. Ganhou espaço em muitos países, com competições específicas. Existem hoje aproximadamente 1.200 praticantes ativos de street luge ao redor do mundo, e quase 50são brasileiros.


.

Nenhum comentário: