segunda-feira, 5 de maio de 2008

O STREET LUGE NO BRASIL

O Brasil conta com dois atletas pontuados no ranking internacional que ajudam a fortalecer o esporte dentro e fora do país. Desta forma, o street luge tem evoluído em campeonatos a nível internacional, como os da cidade de Teotônia, no Rio Grande do Sul, onde existe uma das ladeiras mais rápidas do mundo para a prática do esporte, em que o luge pode atingir a incrível marca de 139 Km/h. Foram também organizados outros campeonatos nacionais realizados em São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Em Curitiba, já foram realizados 05 campeonatos de downhill speed, sendo 04 no Parque São Lourenço e 01 Rua Nossa Senhora de Nazaré (Boa Vista). Em Campina Grande do Sul foi realizado 01 campeonato reconhecido nacionalmente como o Circuito Oficial para Campeonatos Profissionais, por ser o mais técnico e rápido da região metropolitana de Curitiba.

A modalidade street luge está em ascensão, isso por que o número de praticantes têm aumentado por conta de um trabalho de divulgação incessante por parte da equipe Rápido & Rasteiro. Segundo Jonathan Rodrigues, vice-presidente da Associação Curitibana de Street Luge (SLAC), “o trabalho da equipe não se limita apenas a prática esportiva, mas também estamos na linha de frente e atuamos como “marketeiros do street luge”. O exemplo disso é a divulgação de vídeos disponíveis na internet, editados pelos R&R, que já ultrapassam 2000 acessos (link de vídeos).

Os irmãos Jades Maicon (Wolverine) e Jonathan Rodrigues (O Gralha) projetam a inauguração de um site da equipe, direcionada ao esporte de gravidade, onde pretendem reforçar a visibilidade e conduzir naturalmente o street luge curitibano ao caminho do reconhecimento profissional.

Além de desenvolverem e construírem um modelo próprio destes velozes veículos que estará no site ao acesso de todos os iniciantes e atletas da modalidade.


Atletas e rendimentos

A R&R se faz presente nos eventos profissionais há pouco mais de um ano, e representa o Estado em campeonatos nacionais. Nestas etapas foi alcançada a terceira posição no podium por duas vezes.

Nos dias 05 e 06 de abril (ano) Wolverine – R&R garantiu sua colocação entre os três primeiros em meio a atletas de alto nível, no campeonato São João do Deserto, município de Novo Hamburgo - RS. Nesta ocasião, o atleta fez o percurso de 1,5 km em 01 min. 14 seg. O segundo melhor tempo da pista atingindo a velocidade de 105 Km/h.

Equipe R&R

Hoje a equipe Rápido & Rasteiro é conhecida cada vez mais dentro e fora do meio dos esportes radicais, representando o street luge, a cidade e seus princípios com seriedade de gente grande sem perder descontração dos meninos de outras datas.

Construtores de seus veículos e leais competidores, a R&R promove de forma plena e descontraída a união entre os praticantes, além de estimular a formação da cena do esporte em Curitiba.

Desta forma fica nítido o rumo trilhado por esta equipe, que ao mesmo tempo está envolvida na organização da primeira Associação do Street Luge de Curitiba a SLAC, que dará suporte e organização em diversos aspectos para a modalidade esportiva na cidade e no Estado. O trabalho feito na construção do site vai contribuir para maior visibilidade do street luge e também todo o contexto que envolve os esportes de gravidade de Curitiba e de todo o Brasil.


.

Nenhum comentário: